Liberdade cadê você?

Resumo: O texto atual é uma poesia sobre a “Liberdade”, que escrevi há 17 anos e nunca publiquei, mas continua bem atual. O atual momento político brasileiro e o 13 de maio nesta semana justificam esta publicação, a qual simplifica bem a nossa realidade histórica e questiona o que lamentavelmente vem acontecendo no Brasil.


Liberdade cadê você?

Escravatura! Faz escrava a criatura. Cria um entrave e leva a loucura. É uma verdadeira exaltação à tortura.

Abolição! Muda a ação e acaba com a punição. Traz no bojo muita esperança e ventura. Gera o amor, mas mantém penúria e a preocupação.

Liberdade! Produz o pensamento livre em todas as idades. Incrementa e desenvolve quase todas as verdades. Permite alcançar as licenças e conduz à felicidade.

Brasil! Somos um país branco, negro e índio na origem. Portanto, não há como negar, somos mestiços de nascimento. Temos que ser mestiços também no desenvolvimento e no crescimento. Não dá para entender, por que ainda há preferidos e preteridos.

Pois é! Fizemos a Independência, Saímos das garras da Escravidão. Estamos chegando muito perto da efetiva Abolição. Mas, quando será que atingiremos a verdadeira Liberdade?

Luiz Eduardo Corrêa Lima Caçapava, 13 de maio de 1999

]]>

Write a Comment