“WhatsApp”, Grupos de “WhatsApp”, Uso do “WhatsApp”

Burocracia e Lixo Eletrônico nos Grupos de “WhatsApp”

Resumo: O artigo pretende ser uma maneira de orientação geral para as pessoas que estão envolvidas nos diferentes grupos de” WhatsApp”, no intuito de que possam fazer melhor uso desta excelente ferramenta, que tem sido o principal meio de comunicação atualmente.


I – Introdução

Meus amigos, se, por um lado, o “WhatsApp” foi o grande achado para a comunicação, por outro, tem trazido inúmeros problemas e situações vexatórias, por conta do uso excessivo e mesmo do mal uso dessa ferramenta utilíssima e que consiste no único mecanismo de comunicação à distância de muitas pessoas na atualidade. Por conta dessa grande importância do “WhatsApp”, resolvi fazer uma pequena análise não do uso da ferramenta em si, que é extremamente fácil e muito funcional, mas de como as pessoas têm usado a ferramenta indevidamente e assim criado, muitas vezes, mais transtorno do que soluções.

Não tenho a intenção de resolver os problemas, até porque não tenho poder para isso e nem sou capaz de mudar as pessoas e os seus respectivos pensamentos e ações. Entretanto, quero tentar manifestar algumas orientações aos incautos e aos distraídos, ainda que generalizadamente, sobre alguns dos transtornos produzidos pelo excesso de uso indevido do “WhatsApp”. Como já disse, ainda que eu não tenha a pretensão de resolver todos os problemas, entendo que seja fundamental que os usuários se preocupem um pouco mais com a maneira de utilização da ferramenta e assim, vou deixar aqui, algumas sugestões que podem trazer benefícios.

II – Uso Pessoal

Primitivamente os usuários precisam entender que o “WhatsApp” é uma ferramenta que foi criada para servir de uso na comunicação pessoal entre indivíduos e assim ela deve ser priorizada, até porque algumas questões pessoais não devem ser tornadas públicas em redes sociais. Deste modo, a priori, a comunicação precisa ser discreta, suscinta e rápida, devendo ser escrito ou dito apenas e tão somente o necessário.

O “WhatsApp” não é uma sala de bate-papo, um “chat”, ou coisa parecida, como querem e fazem alguns usuários da ferramenta. Ele consiste numa maneira de comunicação que visa agilizar e solucionar objetivamente pequenas questões. Portanto não se deve produzir grandes debates através do “WhatsApp”, tanto na forma escrita, como de maneira fonada, porque sempre há risco de vazamento.

 A metodologia de uso comunicativo da ferramenta “WhatsApp” tem crescido bastante e realmente sua efetividade é muito abrangente e eficaz, mas poderia ser muito melhor, se não fossem alguns problemas causados pelas posturas dos próprios usuários que insistem em usar o “WhatsApp” como se fosse um antigo telefone. Sempre é bom lembrar que o telefone era particular e que o Whats App é público. Desta maneira, não há segredos no WhatsApp

III – Grupos de “WhatsApp”

Hoje, qualquer coisa que precisa ser resolvida por duas ou mais pessoas, a primeira providência que se pensa é a seguinte: “vamos criar um Grupo de “WhatsApp” para que se possa discutir sobre a questão”. É lógico que isso deveria ser um bom negócio, entretanto, muitas vezes acaba não sendo. Vou tentar demonstrar algumas das coisas indevidas que os usuários da ferramenta acabam cometendo na utilização dentro dos diferentes grupos. Antes, porém, devo me preocupar em fazer alguns esclarecimentos necessários.

Primeiramente é preciso entender que muitas pessoas, por questões profissionais ou pessoais de relacionamento, algumas vezes fazem parte de 20, 50 ou até mais Grupos de “WhatsApp”, além de seus contatos pessoais individuais e obviamente essas pessoas geralmente também têm outras atividades. Assim, mesmo que estas pessoas quisessem, não poderiam ficar o tempo todo ligadas no “WhatsApp”, porque isso é fisicamente impossível.

Existem grupos familiares, grupos profissionais, grupos de associações, grupos de interesses comuns, grupos de tudo que é possível e imaginário e ninguém pode física ou operacionalmente tratar coerentemente de todos do mesmo jeito e ao mesmo tempo. Alguns grupos, se quer, são vistos por muitos de seus participantes, que obviamente têm as suas listas particulares de prioridades e, deste modo, certamente atendem antes, aqueles grupos que lhes são prioritários ou que, de alguma maneira, lhes atraem mais.

Entretanto, por outro lado, também existem pessoas que fazem parte de pouquíssimos grupos e que não tem muitas atividades e usam o “WhatsApp” como uma espécie de “Terapia Ocupacional”, já que costumam ter bastante tempo livre. Por favor, me desculpem pela franqueza e pela comparação aparentemente esdrúxula, mas essa é uma verdade crescente. Muitas pessoas usam o “WhatsApp”, principalmente como forma de ter o que fazer.

Isto é, essas pessoas entendem que a ferramenta é fundamental para a ocupação de suas vidas e assim, respondem e discutem tudo o que podem, falando ou escrevendo o que devem e principalmente o que não devem no “WhatsApp”. Muitas dessas pessoas, ainda ficam aborrecidas e até brabas, quando alguém reclama com o administrador o quando as outras pessoas do grupo do, simplesmente lhes ignoram e não lhes respondem. Elas não conseguem perceber que o “erro” é possivelmente delas mesmas, por conta da falta de filtro nas informações postadas.

É óbvio que não existe nenhuma maldade nessas ações. Na verdade, isso ocorre devido à falta de prática ou por contingência de situações distintas com pessoas diferentes, que, muitas vezes, até por acaso, estão num grupo comum. É por conta disso que todo grupo deve ter um administrador que seja capaz de esclarecer e de “chamar a atenção” dos demais quando necessário. Porém, essa tarefa de “chamar a atenção” é desagradável e deselegante. 

Por conta disso, geralmente o administrador resolve, por conta própria, deixar a questão de lado e não “chamar a atenção” das pessoas e desta maneira, as ações indevidas vão ficando cada vez mais comuns, até que se perpetuam no grupo como se fosse uma atividade normal.  Obviamente, esse tipo de ação do administrador acaba por prejudicar todo o grupo. Enfim, se você não quer ser desagradável, não seja administrador de grupo do “WhatsApp”.

IV – Como surgem as Burocracias e Sujeiras

O que estou chamando aqui de burocracia e sujeira (ou lixo do “WhatsApp”) são as coisas que interferem diretamente nas atividades do grupo, porque, diretamente, nada tem a ver com ele. A maioria dessas “sujeiras” surgem aleatória e ocasionalmente nos grupos.

Por exemplo, num determinado grupo, um belo dia, alguém resolveu dar um “Bom Dia Grupo”! A partir de então, a cada dia aparece, além daquele que começou, mais um membro dando um Bom Dia ao Grupo e inclusive aquele que não dava Bom dia ao Grupo, começou a ficar preocupado e passou também a dar Bom dia ao Grupo, porque todo mundo dava Bom dia ao Grupo e assim, passado um tempo, o grupo que tinha 32 pessoas, toda manhã, tinha 32 Bom Dia Grupo. Ora, ainda que eu não tenha nada contra o Bom Dia de quem quer que seja, o Bom Dia não cabe e nem há necessidade dele num grupo de “WhatsApp”, até porque o grupo tem outra finalidade, que certamente não é desejar Bom Dia para ninguém.

O cumprimento de Bom Dia é algo pessoal e se você quer desejar um Bom Dia para alguém comunique-se privada e diretamente com esse alguém fora do grupo.  O grupo não foi criado para se trocar Bom dia, perde-se tempo e aumenta-se a burocracia e cria-se uma sujeira (um lixo) no grupo, com aquela mensagem desnecessária, que se acumula no grupo e às vezes interfere na possibilidade de identificação de uma mensagem efetivamente importante a todos do grupo. O grupo é do interesse de todos e se ele foi criado é porque todos juntos são mais importantes do que cada um individualmente, no que se refere ao tema gerador do grupo.

Duas coisas precisam estar bem claras, quando se resolve criar um grupo de “WhatsApp”: primeiro é que o interesse do grupo é o assunto gerador do grupo e segundo é que o fato de algo estar postado no grupo, significa que todos devem saber esse algo. Ainda que nem todos possam realmente ter contato com a informação, certamente esta deve ser uma prioridade ao grupo. Deste modo, quanto maior for a quantidade de informação irrelevante, maior será também a quantidade de informação perdida no interesse do grupo. Por isso mesmo, o assunto deve ser direto, objetivo e sem questões acessórias adicionais.

Meus amigos, podem acreditar no que eu digo. São escritas ou faladas tantas coisas acessórias, que não interessam, que os grupos acabam, naturalmente, perdendo prestígio na ordem de prioridades de alguns de seus membros e, embora isso possa ser considerado como uma falta de interesse e talvez seja mesmo, os grupos definham e se extinguem. O foco no interesse do grupo é fundamental para o bom funcionamento e para a eficiência no trabalho do próprio grupo.

Deste modo, é preponderante que todos os membros do grupo, e o administrador em especial, procurem estar bastante atentos ao fato de que, entre as coisas que importam e as que não importam num determinado grupo, as pessoas que compõem esse grupo sempre irão preferir aquelas coisas que interessam, independentemente de qual seja o grupo em questão. Em suma, a priori, ninguém tem tempo a perder e se puder escolher, obviamente não vai perder tempo com questões desinteressantes e “bobagens”.

Vou dar alguns exemplos mais esclarecedores para que todos possam entender melhor a minha preocupação.

a – Imagine que hoje é dia do aniversário de um membro do grupo e alguém resolve colocar no grupo: parabéns fulano! Nesse instante, todo mundo começa a mandar os parabéns. Ora, isso é mais uma grande “bobagem”. O Grupo não é um grupo de felicitações individuais, essas devem ser feitas sim, mas no “WhatsApp”, no telefone, ou no E-mail particular do aniversariante.

Aliás, o melhor mesmo é que a felicitação seja dada pessoal e presencialmente, mas não sendo possível, mande o seu recado. Entretanto, observe que esse recado seja diretamente para a pessoa e não no grupo de “WhatsApp”, porque isso só prova que você não sabia ou não lembrava que naquele dia era aniversário daquele sujeito e graças a Deus alguém lhe deu a informação. Pois é, meus amigos, o cumprimento natalícia via grupo, pode acabar sendo um fator de desagrado e não de homenagem.

b – O grupo tem uma contribuição em dinheiro mensal e você está com o pagamento de sua percapita atrasada ou se simplesmente você paga a mensalidade de qualquer coisa ao Tesoureiro ou ao responsável por receber a contribuição e aí você coloca o recibo no grupo. Por que e para que você faz isso? Será que é para que todos saibam que você pagou?

Meu amigo, isso é uma grande besteira. Sua situação financeira é problema exclusivamente seu e não interessa a mais ninguém. Ou melhor, neste caso, interessa também do Tesoureiro ou ao responsável pelo recebimento do pagamento da instituição. Assim, mande esta informação no “WhatsApp” privado da pessoa indicada pela instituição, já que é com ela que você precisa falar, e não com todos no “WhatsApp” do grupo.

c – Se alguém já deu os parabéns ou os pêsames a alguém no grupo, por favor, se desobrigue de ter que fazer a mesma coisa. Agora, se você acha que também deve dar os parabéns ao aniversariante ou a pessoa enlutada, faça isso. Porém, use o “WhatsApp” privado da pessoa para fazer tal comunicado.

Tenho certeza de que o aniversariante ou o enlutado se sentirá mais importante e guardará melhor impressão de sua pessoa, se você se dirigir a ele individualmente. Não se preocupe em colocar os parabéns ou os pêsames no grupo, apenas para agradar aos não aniversariantes e não enlutados que já colocaram a informação antes de você.

d – Eu poderia dar outros exemplos, alguns até bem mais conflitantes e incômodos, mas vou parar por aqui para que todos possam refletir sobre suas postagens no grupo e para eu não ser acusado de qualquer coisa mais desagradável, apenas por resolver expor a minha opinião e tentar orientar sobre a participação mais efetiva num grupo de “WhatsApp”. Em suma, o grupo de “WhatsApp” é criado para servir a um propósito, qualquer coisa diferente desse propósito não deve ser postada no grupo.

V – Considerações Finais

1 – Há tantas publicações desnecessárias nos grupo de “WhatsApp” que, muitas vezes, quando alguém publica algo que você precisa ler, você acaba não lendo, porque a informação se perde no meio da grande quantidade de informação indevida. Muitas vezes, quando ninguém chama sua atenção no grupo, você não vê a informação e depois, como as mensagens se sucedem, você acaba passando batido sobre o assunto daquela informação.

2 – Se o grupo de “WhatsApp” é apenas para dar Bom Bia, Boa Tarde, Parabéns, Pêsames e coisas desse gênero, então nem eu, nem você e nem ninguém precisam fazer parte dele, até porque as preocupações devem ser outras, pois todos temos mais o que fazer. Permaneça nos grupos que estão preocupados primeiramente com o grupo e não com indivíduos ou outras questões particulares, por mais importantes que elas possam ser. Atitudes bajuladoras não parecem ser os melhores caminhos para os grupos de “WhatsApp”.

3 – Como sempre, eu sei que serei, mais uma vez, taxado de mal-educado, grosso e chato, por alguns. Entretanto, alguém tem que ter coragem de dizer o que é preciso. Ah! Eu também sei que ninguém pediu a minha opinião. Porém, estejam certos de que minha preocupação maior neste contexto é com o bom funcionamento dos grupos de “WhatsApp” e penso que todos também devessem estar preocupados com isso.

4 – Finalizando, quero aproveitar para lembrar, ainda que ninguém tenha pedido minha opinião, que esse tipo de orientação aqui manifestada por mim, deverá ser válida para qualquer grupo de “WhatsApp”. Já que somos todos cientes de que a ferramenta é boa, então vamos todos trabalhar para que ela também seja realmente a mais eficiente possível.

Luiz Eduardo Corrêa Lima (67) é Biólogo (Professor e Pesquisador), Escritor, Revisor e Ambientalista.

2 comentário(s)

  1. Que texto maravilhoso é de grande valia, todos deveriam ler, meus parabéns!

    Responder
    1. Valeu Siomara, muito obrigado pela leitura e pelo comentário.

      Responder

Write a Comment