A “Bela da Segunda-feira” e a “Sorte” na vida

A “Bela da Segunda-feira” e a “Sorte” na vida

Resumo: Neste artigo proponho uma reflexão, a partir de uma metáfora que tenta demonstrar que se muitas coisas não acontecem a contento conosco, por conta exclusiva de nossas próprias ações. Acreditar, estar atento e trabalhar com mais foco nas questões pode ser a solução para uma vida melhor e o caminho da felicidade.


Ser feliz é tudo que se quer. Ah! Esse maldito fecho ecler.

Kleiton e Kledir

Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.

William Shakespeare

Eu vejo a vida melhor no futuro. Eu vejo isso por cima do muro de hipocrisia que insiste em nos rodear.

Lulu Santos

A grande maioria das pessoas costuma ir à praia nos finais de semana e assim, principalmente nos domingos as praias estão, além de repletas de todo tipo de pessoas, também fortemente servidas de mulheres bonitas e de homens interessados nessas beldades. Pois então, a diversidade de rostos e corpos é tal, que se torna muito difícil escolher efetivamente e prosperar na paquera daquele dia, porque a concorrência é muito brande, tanto positiva, quanto negativamente.

Já nos dias de semana, particularmente nas segundas-feiras, as praias costumam estar vazias, com poucos rostos interessantes e com uma raridade de corpos atraentes. Assim, embora com um contingente populacional seguramente mais baixo, a competição para quem frequenta a praia nas segundas, acaba sendo menor e o resultado positivo da paquera tende a ser mais efetivo e profícuo que no domingo, porque se a concorrência é menor provavelmente existe mais chance de sucesso.

Mas, quem frequenta a praia no domingo? Todo tipo de pessoa, tanto boa, quanto ruim. E quem frequenta a praia na segunda-feira? Geralmente a segunda-feira é aquele dia que só estão na praia, os “ratos de praia” de sempre ou então, quem é muito tímido, recatado e envergonhado ou ainda alguém que se acha menos bem dotado de beleza e assim, não se sente bem na presença de muita gente e prefere ir à praia nas segundas-feiras. Pois então, a nossa “Bela da Segunda-feira” é exatamente alguém assim: bela, recatada e muito tímida

Não vou aqui tentar descrever um padrão de beleza, para não criar outros conflitos, mas espero que cada leitor faça sua própria imagem daquela mulher que imagina poder ser aquele “monumento de beleza feminina”. Desde já, tenha certeza de que você dificilmente encontrará essa beldade num domingo. Obviamente, elas existem, mas a concorrência é muito grande. Entretanto, é bem possível e bastante provável que a encontre numa segunda-feira, onde ela se destaca mais e a concorrência é infinitamente menor, por isso mesmo resolvi denominá-la de: “Bela da Segunda-feira”.

Obviamente na praia sempre existem outras mulheres, que aqui estão contidas no grupo que intitulei genericamente como “ratos de praia”, porque vão à praia todos os dias, paparicam todo tipo de homem e assim são bastante conhecidas do público masculino praiano. Grande parte dessas mulheres não costuma ser muito atraente e por isso mesmo, elas criam artifícios e usam todos os mecanismos possíveis para tentar laçar e garantir os seus respectivos “príncipes encantados”.

Geralmente, em função da concorrência, principalmente nos domingos, esses mecanismos não costumam dar muito certo e por isso mesmo elas continuam sempre à procura dos seus “príncipes encantados”. Como quase nunca conseguem encontrar, têm necessidade continuada de voltar à praia todos os dias. Ou então, os mecanismos até dão certo demais e elas estão sempre trocando de homens. Penso que nenhum dos dois casos é agradável. Essas mulheres brigam muito entre si, para ver se conseguem aproveitar alguns dos homens disponíveis, mas a competição é tanta, que cada vez fica mais difícil arrumar um namorado sério ou coisa parecida.

Já a “Bela da Segunda-feira”, além de bela, quase só frequenta a praia nas segundas-feiras. Deste modo, ela é pouco conhecida e quando é vista, sempre acaba sendo muito observada e bastante comentada pelos poucos homens presentes, que de alguma maneira tendem a competir entre si por causa dela. A “Bela da Segunda-feira” costuma ser aquela “mulher ideal” que todo homem quer conhecer e se possível, ter como sua companheira eterna.

Meus amigos, assim como acontece com a “Bela de Segunda-feira” também acontece com as demais coisas. Conquistar a “Bela da Segunda-feira” é a minha metáfora para quem quer obter sucesso na vida. Se a competição para chegar nela é menor, certamente a dificuldade de obtê-la deverá ser muito maior. A vida é assim e as compensações se antagonizam. Nem tudo, por pior que seja, acaba sendo totalmente ruim, da mesma maneira que nem tudo, por melhor que seja, acaba sendo totalmente bom.

Desta maneira, sugiro que você comece a vestir a camisa do seu time e a jogar ao seu próprio favor. Inicie indo à praia no dia certo, porque indo no dia errado, apenas aumentamos a nossa dificuldade de chegar na “Bela da Segunda-feira” e das coisas boas acontecerem. Vamos trabalhar a nosso favor e acreditar que a natureza e a vida sempre vão conspirar no intuito de colaborar com a nossa direção. Nós só teremos sucesso, se buscarmos o sucesso. Ou seja, somos obrigados a agir no nosso interesse.

Mas tem gente que dá “sorte”! É realmente tem gente que dá “sorte”, mas isso é totalmente ocasional e não é possível ficar esperando que o acaso, a “sorte”, venha acontecer. Podem acreditar que a “sorte” costuma ser fruto de muito trabalho e que, na realidade, raramente acontece alguma coisa por pura obra do acaso e mesmo quando isso ocorre, não é possível prever logicamente um mecanismo que condicione a esse fato. Portanto, não fique esperando a “sorte” chegar, trabalhe para que ela chegue. Isto é, busque mais aquilo que você quer.

Lembre-se que para ganhar na loteria é preciso fazer um mínimo necessário que é jogar, ou seja, apostar na loteria. Por outro lado, você pode acreditar piamente, que mesmo jogando sua chance de ganhar será sempre quase impossível, mas, como você fez a aposta, agora você está no jogo. Se você quer ganhar na loteria ou quer conhecer a “Bela da Segunda-feira”, as primeiras coisas a fazer são: jogar na loteria e ir à praia nas segundas-feiras.

Não existe mágica, assim, se você quer ter sucesso caminhe na direção do sucesso que você objetiva. Faça com que a “sorte” possa lhe sorrir, pois só assim você terá realmente alguma chance de que isso aconteça. Nunca se esqueça que, apenas no dicionário, é que o sucesso vem antes do trabalho. É preciso trabalhar duro e com afinco para garantir a sobrevivência e tentar chegar ao sucesso. Qualquer coisa diferente disso é falácia e ilusão.

Por exemplo, aproveitando a proximidade das eleições: da mesma maneira que os domingos estão cheios de belas entre os “ratos da praia” à disposição dos inúmeros interessados, a política brasileira está cheia de pessoas sérias e prontas para servir à comunidade apenas nos domingos. Entretanto, estamos precisando de gente que queira trabalhar para a comunidade durante o ano todo. Assim, me parece, mesmo na eleição, ser melhor optar pela difícil “Bela da segunda-feira”, apesar de ainda existir risco, já que ela também é humana.

Entretanto, ela é real, comedida e certamente também será capaz de satisfazer muitos dos interesses coletivos e, inclusive, alguns dos seus. Os “ratos da praia” da política já são bem conhecidos por todos e se sempre estão sendo eleitos é porque algumas pessoas continuam defendendo absurdos e acreditando naquilo que não deve existir. Ou seja, as dificuldades talvez não estejam nos políticos, mas sim na falta de visão das pessoas que os escolhem, por má orientação ou por razões cômodas e mesquinhas. A maioria das pessoas, ainda acredita em “Papai Noel” e vota em qualquer idiota ou mal caráter, apenas para ganhar mais presentes de Natal.

Em suma, faça sua parte, avalie seriamente, reflita, forme sua opinião, acredite em você e não na “sorte”. Espere muito de você mesmo e espere pouco da “sorte”, da aparência ou da opinião de quem quer que seja. Se a “sorte” vier será ótimo, mas lembre-se que isto não costuma ser uma regra. Deste modo, seja proativo e invista no trabalho sério para que as coisas aconteçam mais facilmente para a vida de todos, porque assim, você também deverá ser beneficiado. Se puder, evite grandes competições ou conflitos, mas não espere moleza e nem acredite somente na “sorte” ou nos “amigos”.

Sonhe muito e parta para a “briga”, mas nunca tire o pé do chão. Entretanto, saiba usar o pé para dar impulso e tome bastante cuidado para não o utilizá-lo como uma âncora. Ah! Também não se esqueça que você é incapaz de voar e, principalmente, que todos nós somos seres humanos e que estamos sujeitos as mesmas mudanças comportamentais, por mais óbvias ou radicais que elas possam ser. Algumas coisas aparentemente muito absurdas, improváveis e difíceis, não são determinadamente impossíveis.

Quer dizer, fique atento e tome cuidado, porque sempre será possível que a “Bela de Segunda-feira” possa se transformar num “rato da praia de domingo” ou vice-versa. De qualquer maneira, tenha certeza de que você sempre será capaz de julgar e de fazer a escolha correta, desde que enfoque vontade e trabalho efetivo na ação. O segredo é cumprir o seu papel com coerência, determinação e eficiência, todo o resto será consequência quase exclusiva de sua boa performance.

Em suma, sua vida, em todos os aspectos, depende apenas e tão somente de você. Sendo assim, para seu próprio bem, seja, sobretudo, observador, trabalhador, prudente, altruísta e invista um pouco mais na “Bela da Segunda-feira”, porque, muito provavelmente, talvez ela seja aquele seu “melhor negócio”. Muitas vezes esse “melhor negócio” está extremamente próximo e você não consegue enxergar, exatamente porque você está ludibriado esperando a “sorte”, em consequência da ilusão produzida pela falsa visão condicionada, a partir da sua observação continuada dos “ratos da praia”.  

Meu amigo, saia desse transe, supere a angústia, acorde para viver a realidade da sua vida e comece a ser efetivamente feliz. Acredite em mim e entenda que, os problemas sempre vão surgir, mas, da mesma maneira que surgirem, você deverá progressivamente vencê-los e assim, eles irão gradativamente desaparecendo. A “Bela da Segunda-feira”, talvez possa ser a “sorte” que você tanto procura.

Luiz Eduardo Corrêa Lima (66) é Biólogo, Professor, Pesquisador, Escritor, Revisor e Ambientalista.

Write a Comment